-
Arquitetos: Diseño iluminación Cálida Lighting, MARBÄ Artquitectura
- Área: 350 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Alejandro Gómez Vives
-
Fabricantes: Ceràmiques Ferrés, Creative cables, Elica, Future Euro Trade, Grau i Grau , Grifería Rovira, Ikea, Linea Light Group, Lluria, Persianas a medida .com, Wever & Ducré Lightning
Descrição enviada pela equipe de projeto. Oasis é o nome do projeto arquitetônico, mas vem de um processo de pesquisa para criar um espaço verde, sustentável e com a melhor qualidade de vida possível em uma das cidades mais densas da Espanha e da Europa. Este projeto está localizado no térreo de um prédio residencial. Em seus primórdios, era uma paróquia, depois uma gráfica e, por fim, uma loja de variedades. Na primeira vez que o visitei, ainda conservava a disposição e os produtos de uma loja de "tudo por um euro". O desafio era imenso.
O objetivo do projeto era transformá-lo em um espaço misto, onde fosse possível viver e ter um escritório, e qualificá-lo com alta eficiência energética, utilizando estratégias passivas, materiais locais e designs bioclimáticos, de acordo com o local e a climatologia do lugar. Outro desafio era encontrar o ponto de flexibilidade para projetar uma residência que atendesse às necessidades atuais de um casal jovem, mas considerando a possível adaptação daqui a dez, vinte ou trinta anos.
O resultado é um pulmão verde como núcleo central da residência, que funciona como espaço termorregulador. A ideia de alpendre, pátio, jardim e sala de estar se fundem em um único espaço coberto por um teto de vidro parcialmente retrátil para ventilação. Seguindo os modelos mediterrâneos da domus romana ou dos pátios árabes, o restante dos cômodos se articulam ao redor dele, aproveitando a qualidade do ar, a luz e a temperatura que esse grande jardim proporciona.
O projeto de iluminação foi um dos pilares fundamentais nesse projeto. Ao contrário de outras obras, a iluminação foi planejada à medida que o projeto arquitetônico era desenvolvido. Os dois processos criativos se fundiram a ponto de não sabermos se primeiro definimos o espaço ou se a iluminação criou o uso dele. Cada cantinho é tratado com um carinho único, e isso se reflete na calma que os espaços transmitem e na sensação que produzem em quem os habita.
O aspecto final é uma casa muito acolhedora, muito mediterrânea, feita com cerâmica, madeira e concreto, mas com um ar industrial - ou sincero - porque deixa à mostra todas as instalações e imperfeições das paredes e tetos originais. São traços arquitetônicos que falam por si só e nos permitem entender sua evolução.